top of page

QUEM SOMOS

Sediada na cidade de Canelinha (SC), a La Luna Cia de Teatro dedica-se à difusão e fruição artística por meio de pesquisa, montagem e circulação de espetáculos. Fundada em 2016, é formada por quatro artistas: Amália Leal, Emeli Barossi, Pedro Torres e Thiago Leite. 

Ao longo dos últimos anos, a Cia tem se consolidado desenvolvendo trabalhos que propõem um diálogo entre a música, cultura popular, palhaçaria e teatro de animação. Integram seu repertório espetáculos teatrais, contações de histórias, intervenções artísticas, projetos de pesquisa e de registro de histórias de tradição oral. 

Atualmente, a La Luna Cia de Teatro tem investigado a acessibilidade como um disparador estético e criativo de seus trabalhos. Além da pesquisa e criação de espetáculos, a La Luna também almeja fortalecer a formação de público na comunidade de Canelinha e região.

máscara de teatro laranja.
Atriz Amália Leal: mulher branca, cabelos morenos, olhos castanhos e piercing do lado esquerdo do nariz.

Amália Leal

Apaixonada por poesia, cultura popular, música brasileira e pelo céu. Amália Leal é atriz, graduada em Licenciatura em Teatro (2018) pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Atuou como professora de teatro para crianças da comunidade em Canelinha/SC no ano de 2016. É Integrante do Olaria Coletivo de Artes, de Canelinha/SC, e cofundadora da La Luna Cia de Teatro. No ano de 2018, pesquisou e escreveu “Causos de Canelinha: Narrativas e Performances das contadoras e contadores de histórias tradicionais”, pesquisa que deu origem ao espetáculo "Noite Forrada" da Cia La Luna. Ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no VI Festival Nacional de Teatro de Patos de Minas e também no 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, ambos em Minas Gerais, pela atuação da personagem Gilda no espetáculo “Resquício”. Desde 2019, estuda atuação para o audiovisual e passou por formações com nomes como Ana Cecília Costa, Claudia Ohana, Andrea Avancini e curso intensivo de atuação para cinema na AIC em São Paulo.

  • Instagram

Emeli Barossi

Palhaça, atriz e produtora, é artista PCD. Formada no curso Licenciatura em Teatro (2019) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Emeli Barossi é integrante e cofundadora da La Luna Cia de Teatro, atuando como atriz, palhaça e produtora. Desde 2016, desenvolve pesquisa dentro da área da Palhaçaria e da Bufonaria, debruçando-se sobre os assuntos da comicidade, da palhaçaria feminista e do jogo da palhaça a partir de corpos disformes. Ao longo de sete anos de trajetória, realizou a montagem de mais de cinco espetáculos de palhaçaria, acumulando experiências diversas, por trabalhar com diferentes palhaças e públicos, circulando com seus trabalhos por mais de 19 estados do Brasil. Em 2022, foi selecionada pelo programa |Entre Arte e Acesso| do Itaú Cultural, no qual iniciou a pesquisa “O que meus pés me contam?”.

  • Instagram
Atriz Emeli Bruna Barossi: mulher branca.cabelos e olhos castanhos e piercing no nariz do lado esquerdo.
Ator Pedro Torres: homem branco, cabelos castanhos na altura dos ombros, olhos castanhos e óculos rendodo preto, bigode e tatuagem no pescoço.

Pedro Torres

Músico, palhaço, ator e produtor. Pedro Torres é Bacharel em Música - Piano (2017) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É integrante da La Luna Cia de Teatro desde 2018, atuando como ator, palhaço, músico, diretor musical e produtor. Desde 2014, desenvolve pesquisa dentro do campo da música em cena, tendo atuado como arranjador, compositor, instrumentista (piano, sanfona e viola caipira) e performer em diversos trabalhos cênicos, além de compor trilhas sonoras para espetáculos e projetos de outros grupos e artistas no estado de Santa Catarina. Tem formação livre nas artes da cena, com foco em palhaçaria e teatro de animação. Dentre as principais formações, estão: [Palhaçaria] Ésio Magalhães (Barracão Teatro), Lia Motta (Toca da Marmotta), Ricardo Pucetti (Lume Teatro), Pepe Nunez (Casa do Palhaço), Michelle Silveira (Palhaça Barrica), Chacovachi (Argentina) e Everton Lampe; [Teatro de animação] Títeres corporales, com Inês Passic (Hugo e Inês e Teatro Gaya - Peru); [Teatro de máscaras] Tiche Vianna (Barracão Teatro), Cláudia Sachs (UFRGS), Fábio Cuelli (Máscara Encena) e formação de um ano no IFSC pelo FINTA (2022); [Teatro latino-americano] Grupos Yuyachkani (Peru) e Clowns de Shakespeare (RN); [Produção cultural] Qiah Salla (UnaCriatividade), Itaú Cultural e Fran Marinho (Circo do Asfalto).

  • Instagram

Thiago Leite

Ator, pesquisador e pedagogo teatral. Thiago Leite é Doutor (2023) e Mestre (2016) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas (2009) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra, desde 2018, a La Luna Cia de Teatro (Canelinha/SC). Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atuou como professor de Artes Cênicas de 2016 a 2025. Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Autor do livro “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade” (HUCITEC, 2024), tem produzido reflexões no âmbito da pedagogia do teatro e da filosofia da educação – mais especificamente, dedicando-se aos temas do teatro na escola, da formação de artistas da cena, da formação de espectadores e da acessibilidade em teatro.

  • Instagram
Ator Thiago Leite: homem branco, cabelo castanho curto, olhos castanhos com óculos arredondados e barba.
bottom of page