top of page

CONTOS DE UM
REINO DISTANTE:

ADIVINHA ADIVINHÃO

Sinopse 

 

Era uma vez um velho muito sabido, vivido e espertalhão. Esse homem, que estava sem trabalho, teve a ideia de fingir ser um grande adivinho para ganhar dinheiro nas praças e feiras da região. Eis que a Rainha, que estava sendo roubada, ouve falar desse tal senhor e resolve chamá-lo para adivinhar quem eram os ladrões do palácio. E agora? Como será que esse falso adivinho resolve essa situação?

O Espetáculo

 

“Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão” tem como inspiração e referência o texto de Ana Maria Machado, autora brasileira que escreveu os livros da série “Histórias à brasileira” a partir de histórias que ouvia quando criança dos seus pais, tios e avós. Partindo do conto popular intitulado “Adivinha Adivinhão”, a Cia La Luna propõe a articulação do contexto da história brasileira com o universo medieval, resultando numa pesquisa que se debruça sobre a estética dos contos de fadas e castelos encantados - não para simplesmente afirmá-la, mas para repensá-la e reconstruí-la de uma nova maneira.
 

As figuras que estão em cena – e que contam essa história – apresentam-se não apenas como narradores, mas como menestréis – tão presentes no imaginário popular brasileiro – que atravessaram as regiões, de corte em corte e de feira em feira, comunicando, contando e cantando histórias e canções ouvidas por aí. Além disso, transformam-se em outros personagens, dando contornos mais nítidos às peripécias que compõem a narrativa. E essas transformações ganham vida a partir de um elemento cênico importante e ancestral para a prática teatral: a máscara. É recorrendo à técnica do teatro de máscaras e às construções corporais e vocais resultantes de sua prática e estudo que o espetáculo vai ganhando forma diante do público.

Ficha técnica

Direção, atuação e trilha sonora: Amália Leal e Pedro Torres

Assistente de direção: Emeli Barossi

Operação de som: Emeli Barossi

Figurino: Teresa Peixer

Arte e estandarte: Humberto Soares

Duração: 40 minutos

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Dramaturgia: Amália Leal e Pedro Torres - Livre adaptação do texto "Adivinha Adivinhão" versão de Ana Maria Machado do livro “Histórias à Brasileira” vol. 4.

Gênero: Teatro para crianças

Atriz Amália Leal e o ator Pedro Torres com vestimentas medievais. O ator segura uma sanfona ao lado da atriz que estão sentados em frente a bandeira com o nome do espetáculo.
bottom of page